close

A quaresma é período essencial para o crescimento e desenvolvimento do cristão, sendo um momento de reflexão, sacrifício e conexão com a Palavra de Deus.

A igreja tem um papel de grande responsabilidade na jornada dos fiéis, servindo de apoio, mostrando o caminho e incentivando as práticas de jejum. 

Para a igreja católica, a quaresma é um momento de provação, onde a comunidade enfrenta desafios. Momentos de oração, como em vigílias, por exemplo, ajudam a manter a consistência. 

Neste blog vamos te mostrar como acompanhar a comunidade e organizar uma programação e motivar as práticas da quaresma na sua igreja. 

Qual a melhor forma de motivar práticas de quaresma na comunidade

A quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, terminando no domingo de Páscoa, um longo período que requer foco e consistência dos católicos. 

Essas práticas não são fáceis de se manter, por isso, é papel da igreja motivar a comunidade a manter a santidade nesse período, sacrificando qualquer hábito que distancie o fiel do Espírito Santo. 

  • Conscientização: explique claramente o significado e a importância das práticas da quaresma, ajudando a comunidade a entender o propósito. 
  • Envolvimento da liderança: além do apoio, as pessoas da comunidade ouvem atentamente o que os líderes e coordenadores têm a dizer, seguindo suas palavras e ações. 
  • Comunicação eficaz: utilize canais como aplicativo e redes sociais para lembrar os membros das práticas da quaresma, além de ser útil para manter todos informados sobre as atividades planejadas.

Como organizar vigílias no período de quaresma

As vigílias são momentos de oração, reflexão e comunhão. Muitas vezes, momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, sendo de grande fortificação durante a quaresma. 

Para organizar uma vigília de maneira efetiva durante a quaresma, é necessário um planejamento eficiente e uma boa divulgação:  

  • Defina o propósito: escolhendo um foco para sua vigília fica muito mais fácil escolher os outros elementos da programação. O propósito pode ser de cura, reflexão, adoração etc. 
  • Escolhendo data e horário: tenha um cuidado extra para escolher quando realizar a vigília, para que esteja adequado ao calendário litúrgico da quaresma, e levando em consideração a disponibilidade da comunidade. 
  • Planeje um cronograma: lembre-se de incluir um planejamento com momentos significativos e que condizem com a introspecção da quaresma, já que é um momento de reflexão. 
  • Divulgação da vigília: faça a utilização de todos os canais de comunicação disponíveis, pensando em alcançar todos os membros. Se lembre que, nesse período, existem fiéis fazendo jejum de redes sociais e celulares, por isso, conte com aplicativo ou avisos da igreja para chegar em todas as pessoas. 

 

Como acompanhar a comunidade no período de quaresma

É necessário ter um cuidado com as pessoas da igreja nesse momento de sensibilidade, mantendo um zelo pastoral com envolvimento comunitário. 

Essas ações vão gerar confiança, onde sua comunidade vai se sentir segura em continuar a quaresma na igreja que a acolheu, mantendo fiéis constantes.

  • Serviço pastoral e aconselhamento: durante esse período a igreja deve oferecer apoio emocional, e orientação aos católicos que estejam passando por desafios e provações. 
  • Visitas solidárias: ao realizar visitas aos membros mais vulneráveis na quaresma, você incentiva a constância nas práticas da quaresma de toda a comunidade, além de oferecer palavras de encorajamento e se colocar presente no dia a dia. 
  • Orientando os mais jovens: ensinar desde a catequese a importância da quaresma todos os anos e porque se preparar para a Ressurreição de Cristo, vai fazer com que os jovens entendam verdadeiramente a necessidade das práticas de jejum e reflexão na quaresma. 
  • Plataforma de acompanhamento: a tecnologia atual traz recursos que vão facilitar a organização dos seus acompanhamentos, com ferramentas de registros, relatórios, escalas e calendário. 

A quaresma é um tempo propício para cultivar a renovação da fé como cristão e compromisso com os valores do Evangelho.

Por isso, a Catholic traz todas as soluções para você acompanhar sua comunidade nesse período. 

Nossa plataforma oferece uma integração entre o sistema com aplicativo e site, facilitando ainda mais o dia a dia da liderança com atualizações imediatas. 

 

Quer saber mais? Clique aqui e tire todas as suas dúvidas com um dos nossos especialistas.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.