close

Com o início de um novo ano, as comunidades católicas se movimentam para renovar o planejamento e promover novos projetos na igreja. Com isso, começa também mais um ciclo de cursos a serem ministrados e catequeses para os que estão sendo preparados para a Primeira Eucaristia ou para a Crisma.

Na formação religiosa e espiritual de crianças, jovens e adultos, a catequese desempenha um papel fundamental para o ensinamento essencial da fé, o que vai muito além de regras e doutrinas. A catequese atua como um processo de educação em comunidade, sendo uma jornada espiritual que prepara o jovem para receber o Corpo de Cristo e a confirmação do Espírito Santo.

Entretanto, as paróquias acabam enfrentando, muitas vezes, dificuldades em atrair um número suficiente de participantes para suas turmas de catequese. 

Neste blog, vamos compartilhar dicas valiosas que podem ajudar sua igreja a promover a catequese e atrair mais interessados. 

Como atrair e manter o envolvimento

O início do ano é o período ideal para planejar atividades, criar estratégias de divulgação e promover a participação dos jovens nas turmas.

Lembre-se de reforçar sempre aos fiéis o objetivo da catequese: é nesse ambiente que os jovens encontram espaço para reflexão, aprendizado e, acima de tudo, a oportunidade de fortalecer a conexão com Deus e com a comunidade. 

Aproveite momentos de avisos ou até mesmo as homilias durante as missas para enfatizar a importância da participação na catequese de acordo com o que a Palavra de Deus fala sobre adquirir o conhecimento para a prática da fé.

Ao promover a catequese, é preciso mostrar aos fiéis que, além de enriquecer a experiência espiritual individual, a participação também fomenta uma comunidade mais unida e engajada. 

Manter os jovens envolvidos vai gerar oportunidade para que eles encontrem seu propósito ou passem a atuar na igreja de várias formas, como coroinhas, por exemplo. A frequência ativa é uma oportunidade para que eles descubram novos dons ou até mesmo para promover a participação nos grupos jovens.

Utilize recursos digitais

Cada vez mais, as interações e a conexão ganham força no ambiente virtual. Por isso, é imprescindível que a tecnologia seja vista como uma aliada valiosa na divulgação e reforço da importância da catequese.

Redes sociais: ajudam a alcançar seu público-alvo de forma fácil. Se utilizadas da maneira correta, são ferramentas poderosas para atrair, engajar e mostrar que a catequese pode ser um lugar de crescimento e conexão com a juventude.
→ Compartilhe fotos, vídeos e conteúdos que informem e entretenham.
→ Poste conteúdos para interação, trazendo assuntos do cotidiano e que gere identificação com os jovens
→ Utilize este canal para divulgar programação, agenda e informativos
→ Crie grupos para interação direta com os catequizandos 

Aplicativo da igreja: mais do que uma central de informações, este também pode ser um canal de interação entre os catequistas e os pais, seja para atualizações sobre o desenvolvimento dos catequizandos, como para avisos e mensagens diretas.

Além dos diversos recursos integrados com o sistema da Plataforma Catholic, com o Aplicativo você disponibiliza materiais de estudo, tarefas e ainda acompanha a evolução do aprendizado.

→ Facilite o processo de inscrição pelo App
→ Envie lembretes para ninguém perder os prazos
→ Crie mensagens para envio automático, relembrando a importância da catequese
→ Faça o controle de presença por meio do check-in
→ Tenha a gestão completa dos grupos na palma da mão

Site da igreja: essa é a melhor forma de atrair pessoas de fora, que estão buscando uma nova comunidade para fazer parte. Neste canal, você pode:

→ Destacar histórias inspiradoras de transformação por meio da catequese
→ Publicar depoimentos de participantes que experimentaram mudanças significativas em suas vidas
→ Contar a história da sua igreja e como a catequese ajudou a formar uma comunidade forte e engajada
→ Divulgar agenda e formulários de inscrição

Com um Site Catholic personalizado para sua paróquia, você pode criar blogs e espaços para compartilhar as narrativas e experiências dos próprios catequizandos, fortalecendo a conexão emocional com os fiéis e incentivando a participação.

Reforce para a comunidade que o ensino religioso ajuda as pessoas a estarem melhor preparadas para as adversidades que podem surgir na caminhada com Cristo.

Com essas estratégias e o apoio da Plataforma Catholic, sua paróquia estará preparada para começar o ano com turmas cheias na catequese. 

Fale agora mesmo com um de nossos consultores e dê o primeiro passo em direção ao fortalecimento da sua comunidade.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.