close

O meio digital tem ajudado muitas igrejas a crescerem, então por que não seguir o mesmo caminho? 

Isso não significa que você está apenas seguindo a maioria, mas sim que você está buscando recursos que vão permitir uma expansão mais assertiva.

No caso da tecnologia, existem muitas opções que podem te ajudar, principalmente para construir sua presença digital, que se refere ao espaço ocupado por uma marca no ambiente online. 

Para resumir, uma presença digital vai muito além de ter um perfil no Instagram para sua igreja, é a forma como uma empresa se posiciona e se comunica nos diferentes meios digitais.

Como a presença digital vai transformar o futuro da sua paróquia 

A presença digital gera a oportunidade para que pessoas conheçam sua igreja e sua missão; com a estratégia certa, é possível alcançar ainda mais fiéis e atrair mais visitantes. 

Além do alcance, criar conteúdos com qualidade e consistência também traz o benefício de autoridade, que é quando a igreja transmite confiança e seriedade no que fala.

Outro ponto é quando comparamos com as notícias: antigamente, demorava um pouco para as pessoas serem informadas; no digital, as notícias chegam em questão de minutos! 

Faz parte da evangelização estar onde as pessoas estão, e a internet é esse lugar. A presença digital a longo prazo pode triplicar o crescimento da sua igreja, mas como colocar isso em prática?

Comunicação com a membresia 

Utilize o digital para trazer avisos e informações para sua comunidade. Você pode mandar a programação, informativos sobre inscrições para eventos e retiros, além de palavras para o fortalecimento da fé.

Algumas das maneiras de colocar essa comunicação no dia a dia, são: usar as redes sociais, escrever blogs com conteúdos interessantes e enviar e-mails com avisos ou destaques do mês, como as liturgias da palavra, leituras e homilias. 

- E-mails: para acompanhar um novo participante, é importante fazer o cadastro da pessoa, perguntando se ela aceita receber mais informações por e-mail.
- Blogs: a maneira geral de trazer conteúdos interessantes para quem acessa seu site, atraindo visitantes e gerando a oportunidade de novas pessoas conhecerem mais sobre sua igreja. 

Usando as redes sociais para evangelizar 

As redes sociais estão entre os lugares mais acessados no digital atualmente, onde as pessoas estão sempre compartilhando e pesquisando sobre tudo. 

Por isso é tão importante sua igreja estar nas redes sociais que a comunidade está mais presente. Hoje, com o Instagram, Facebook, TikTok etc., fica mais fácil mostrar os atrativos da sua igreja, se conectar com as pessoas e também trazer avisos.

A estratégia é muito importante nesse momento para você criar  conteúdos atrativos e de qualidade, mas sem um planejamento adequado, você vai passar despercebido. 

Isso não precisa ser um bicho de sete cabeças, existem passos simples que não demandam muito esforço, sendo uma forma inteligente de postar: 

- Mantenha uma frequência: postar todos os dias em uma semana e na seguinte apenas uma vez, pode atrapalhar seu crescimento e a entrega de conteúdo para seus seguidores. 

Entenda o fluxo da sua rotina para definir essa periodicidade, o ideal é entre duas a quatro postagens por semana, podendo variar de acordo com a realidade da igreja. 
- Gere interesse: traga conteúdos que sua comunidade se interesse, como dicas e curiosidades de valor para os fiéis. 
- Bastidores: as pessoas gostam de ver os preparativos para eventos e programações, isso traz mais proximidade. 
- Autoridade e confiança: criar conteúdos que agreguem na vida do fiel, vai gerar uma autoridade da sua igreja no assunto, fazendo com que as pessoas confiem no que você tem a ensinar. 
- Ferramentas de interação: hoje, todas as redes sociais possuem recursos de interação, aproveite para utilizar sempre que possível, assim, os algoritmos vão entender que seu conteúdo é relevante e interessante para as pessoas. 

As soluções da Catholic 

A Catholic possui recursos e ferramentas que vão ajudar a fortalecer a presença online da sua igreja, além de materiais de apoio que vão te guiar nessa jornada. 

Ter um aplicativo é a melhor forma de se comunicar com a sua comunidade, e construir um site para sua igreja, é a maneira de fortalecer a sua comunicação com o mundo. 

A Catholic tem as duas opções integradas, personalizáveis e acessíveis, prontas para receber as informações da sua igreja e construir sua presença digital. 

Vamos juntos construir uma comunicação efetiva para sua paróquia, agende uma apresentação agora mesmo e conheça mais sobre nossas soluções.  

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.