close

Na era da tecnologia, o digital tem definido a maneira como nos conectamos e mantemos relações com as pessoas. 

Nesse sentido, a catequese, que é o caminho para os dois sacramentos imprescindíveis na vida de um católico (Eucaristia e Crisma), também precisa se adaptar às mudanças que a tecnologia propõe. 

Disponibilizar as aulas de maneira online é uma oportunidade de expandir os formatos para além das aulas presenciais, uma solução para aqueles que não conseguem participar, facilitando também para os pais.

Sabemos que começar a oferecer aulas no digital pode parecer difícil, por isso separamos dicas preciosas para você saber como superar os obstáculos, além de abordagens eficazes que vão auxiliar sua igreja nesse processo. 

Benefícios da catequese online

Não ter o contato presencial entre as crianças e o catequista pode ser um desafio, mas existem maneiras que a catequese online pode compensar. 

Com a tecnologia, é possível trazer conteúdos mais interativos e modernos, podendo gerar um interesse maior nos jovens, que estão muito conectados digitalmente nos dias de hoje. 

A catequese online também abre a oportunidade de criar uma comunidade digital, que traz muitos benefícios para a igreja, para os catequizandos e também para os responsáveis:

- Fortalecimento de laços: uma comunidade online abre espaço para uma relação entre todos da comunidade, não apenas uma comunicação direta entre responsável e catequista.
É uma ótima maneira da comunidade trocar ideias entre si e incentivar a constância não apenas à catequese, mas também a todas as atividades da igreja. 
- Mais segurança: a catequese online vai trazer uma segurança maior para os responsáveis, que são informados de todas as atividades passadas e ainda podem participar das aulas em tempo real. 

Você pode oferecer conteúdos exclusivos e abrir discussões sobre temas importantes para incentivar a troca entre a comunidade, criando uma constância e um relacionamento mais próximo entre os fiéis. 

O uso de um aplicativo para a paróquia auxilia nessa criação de conteúdos exclusivos, pois com o apoio dos pais, os jovens podem acessar de onde  estiverem. Além disso, é uma forma eficaz de comunicação direta, seja para mandar avisos ou divulgar informações. 

Opções para a adaptação de materiais

A catequese possui muitos materiais tradicionais e pautas definidas do que deve ser ensinado em cada ano, mas cabe ao catequista ensinar e traduzir esses ensinamentos de uma forma que as crianças absorvam de verdade.

A adaptação desses materiais para o digital traz benefícios que são compensadores. 

- Interatividade: o lado positivo de transformar esses conteúdos em formatos digitais são as interações que você pode adicionar, como quiz, links de conteúdos para aprendizado, vídeos e muito mais. Essa interatividade gera mais interesse e pode animar ainda mais os pais e catequizandos. 
- Audiovisual: a criação de vídeos e áudios traz mais dinamicidade para os conteúdos, oferecendo uma variedade de formatos de aprendizado, atendendo às preferências dos catequizandos. 
- Personalização do aprendizado: com uma plataforma inteligente, você consegue usar a tecnologia para criar uma trilha de aprendizado e acompanhar de maneira mais detalhada cada jovem.

É importante reforçar que toda a transição deve ser cuidadosa, para que a tradução dos materiais impressos para o digital seja feita sem perder a riqueza e tradição que os ensinamentos catequéticos possuem. 

Inclusão digital: qual o papel da igreja? 

Não são todas as pessoas da comunidade que possuem acesso à internet ou que conseguem lidar com a tecnologia sem dificuldade.

Entenda qual a melhor maneira da igreja agir nesses momentos e se há uma forma de ajudar as pessoas que não possuem esse acesso. 

- Encontros: planeje encontros na igreja para as crianças onde elas podem ter acesso ao conteúdo extra. 
- Ferramenta de acompanhamento: utilizar uma ferramenta de acompanhamento te dá mais visibilidade sobre a situação dos catequizandos, assim, a igreja pode incluir eles digitalmente e entender quais são suas dificuldades. 
- Voluntários para auxiliar: prepare seus voluntários para ajudarem quem possui dificuldade com a internet e a tecnologia, sejam os pais ou as crianças. 
- Plataformas intuitivas: escolha ministrar as aulas da catequese por plataformas mais simples e gratuitas, facilitando o uso para todos. 

Como a Catholic vai te ajudar

Conheça os módulos da Plataforma Catholic, com uma ferramenta de ensino que oferece acompanhamento dos catequizandos, personalização dos trilhos do aprendizado e aplicação das aulas de maneira intuitiva.

Além disso, você pode disponibilizar materiais, tudo isso de maneira online e integrada com aplicativo. 

A catequese online deve ser uma opção além da catequese presencial, mas estar no digital é imprescindível.  

A Catholic possui ferramentas inovadoras para a administração da sua igreja, e com certeza  vai facilitar a catequese a estar online também. 

Quer conhecer mais? Clique aqui e vamos conversar sobre como a Catholic vai revolucionar sua paróquia, promovendo o crescimento de forma inteligente. 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.