Nos dias de hoje, vivemos uma realidade em que as relações e interações sociais são amplamente guiadas pelo ambiente virtual.
Para se conectar com a comunidade de maneira significativa, é importante que a igreja esteja presente nos meios digitais. Mas para fazer isso com estratégia, é necessário pensar em marketing digital.
Ouvimos muito sobre marketing digital nos dias de hoje, e é normal aparecerem dúvidas ou não saber por onde começar, mas não deixe de dar o primeiro passo.
A importância do marketing digital para paróquias
Ter estratégias digitais para sua igreja, que sejam bem estruturadas, vai engajar e alcançar ainda mais a comunidade católica e trazer uma relevância ainda maior para os fiéis.
Além disso, o marketing digital é uma das ferramentas que auxiliam para que mais pessoas conheçam sua igreja, gerando mais visitantes e a oportunidade de espalhar o Evangelho com maior ênfase e alcance.
Começando pela identidade visual
Criar uma identidade visual para sua igreja vai ajudar muito na identificação do público. Uma identidade própria é uma maneira única, com cores e elementos que se destacam e formam a “cara” da sua paróquia.
Montar essa identidade vai facilitar para a comunidade se lembrar da sua igreja sempre que visualizar esses elementos que a comunicação da paróquia pode utilizar em todos os materiais e canais disponíveis.
- Paleta de cores: entenda qual é a imagem que você quer comunicar, assim ficará mais fácil escolher as cores da sua paleta. Cada cor tem seu significado, escolha as cores que representam seu propósito.
- Tipografia (estilo e forma das letras e números usados em textos): escolha uma família de fontes para usar nos materiais da sua igreja, isso vai criar um padrão visual na sua comunicação.
- Logotipo: o logo é a combinação de todos esses elementos. A reunião deles é a representação e a marca da sua igreja. Além disso, é o logo que vai simbolizar a essência e os valores da paróquia.
Aplicando o marketing digital nas redes sociais
É difícil encontrar alguém que não esteja nas plataformas mais famosas, por isso é importante estar presente nas redes sociais para espalhar ainda mais a palavra de Deus.
Nas redes sociais, o marketing digital também entra com estratégia, desde a escolha das plataformas até a análise de métricas.
- Plataformas: escolha as plataformas que sua comunidade está mais presente, para melhor interação.
- Conteúdo: pense sempre em trazer várias formas de conteúdo para atingir desde visitantes até sua própria comunidade.
Apresentar a igreja, curiosidades e informações vai atrair os visitantes, já os conteúdos interativos, bastidores e avisos vão aproximar mais ainda a comunidade, firmando um relacionamento.
- Análise de métricas: é essencial analisar os resultados, sejam eles gerados por plataformas ou pelas próprias métricas das redes sociais, como curtidas, compartilhamentos, comentários, etc. Ao analisar métricas relevantes, a igreja pode tomar decisões informadas para aprimorar sua eficácia e atender melhor às necessidades dos fiéis.
Estar nas redes sociais seguindo uma estratégia de marketing digital não só vai trazer um relacionamento mais próximo da comunidade, mas vai também impulsionar o crescimento da igreja.
Conteúdos direcionados
Além da criação de conteúdo para redes sociais, é importante estar em outros canais e promover conteúdos de qualidade e que edificam nas diferentes plataformas.
A criação de blogs, e-mails marketing, podcasts, por exemplo, vai atingir a comunidade de outras maneiras, sempre focando na proximidade com os fiéis.
Como a Catholic vai te ajudar
A Catholic possui ferramentas completas de comunicação que vão te auxiliar a concretizar o marketing digital na sua igreja.
Com um aplicativo para sua igreja, você possui um canal ainda mais direto para enviar conteúdos para sua comunidade. É uma ótima forma também de enviar avisos e informações sobre eventos e programações.
Além disso, você também irá contar com um site, pronto para apresentar sua igreja ao mundo.
Vamos juntos revolucionar e implementar um marketing digital efetivo na sua igreja, clique aqui e entenda um pouco mais o que a Catholic vai fazer pela sua paróquia.