close

Já parou para pensar que os líderes e ministros da sua paróquia podem estar sobrecarregados?

O Brasil é o segundo país com mais casos de “burnout” (Síndrome do Esgotamento Profissional) segundo um levantamento realizado pela International Stress Management Association (ISMA). As principais causas dessa síndrome incluem estresse crônico, tensão emocional, e excesso de obrigações, ou seja, a sensação de estar sobrecarregado, resultando em um estado de exaustão física ou / e mental onde a pessoa se sente esgotada e não consegue mais realizar tarefas.

Você que é Padre, presbítero ou outro ministro ordenado, já se sentiu sobrecarregado, ou com alguns dos sintomas mencionados?

Sabemos que os líderes religiosos possuem uma grande responsabilidade, por isso apesar de reconhecerem que o sacerdócio é um chamado divino, eles continuam sujeitos ao peso de lidar com todas as suas questões internas e externas de sua comunidade, podendo gerar essa sensação de sobrecarga e exaustão.

A comunidade da igreja católica precisa estar atenta aos seus ministros, pois quem cuida também precisa desse cuidado. Sendo assim o pensamento que pode estar passando pela cabeça de muitos Padres e líderes agora é:

“O que posso fazer para me livrar da sensação de sobrecarga?”

Queremos te ajudar a ter um dia a dia mais leve, com menos estresse e tarefas acumuladas, por isso separamos 3 práticas que você pode começar a adotar para se sentir menos sobrecarregado e ter mais qualidade de vida em sua vida pastoral:

1 - Separe a parte administrativa

Para levar uma igreja à frente de forma mais leve é preciso contar com a ajuda de outras pessoas, por isso analise a situação da sua instituição e se possível contrate responsáveis para cuidar da parte administrativa da igreja.

Dessa forma você poderá se concentrar nas tarefas e responsabilidades espirituais e sociais da sua vida pastoral, deixando a parte técnica e administrativa para funcionários ou voluntários, caso a igreja opte por não contratar.

Isso nos leva a segunda prática:

2 - Delegue atividades para a equipe pastoral

Com uma equipe pastoral, Padres e ministros podem delegar atividades para outras pessoas, escolhendo um responsável para cada área da igreja.

Dessa forma, além de aliviar sua carga, você ganha mais tempo para se dedicar no estudo da palavra de Deus e no cuidado da comunidade, e o melhor, sua igreja pode se tornar mais organizada, principalmente se tiver o auxílio da tecnologia!

Utilizando a Plataforma Catholic sua equipe pastoral pode organizar a escala de tarefas, missas, atividades de grupos e pastorais e muito mais, facilitando a gestão e a comunidade das igrejas católicas. Clique aqui e conheça como as nossas soluções podem ajudar a sua igreja.

3 - Faça um planejamento estratégico

Criar e seguir um planejamento estratégico é um método que funciona muito bem, pois independente de ser uma empresa ou uma igreja, as pessoas precisam trabalhar para alcançar uma meta ou objetivo, o que para a igreja pode se traduzir como “automatizar os processos da paróquia no primeiro semestre do ano”, por exemplo.

Sendo assim é essencial reunir sua equipe pastoral para estruturar esse planejamento, juntos vocês podem decidir qual é a melhor periodicidade para esse plano, quem serão os responsáveis e outros detalhes para que sua gestão fique organizada e preparada para levar a missão da igreja a frente.

Leia também: Como um sistema para igrejas pode ajudar minha paróquia?

Esperamos que com essas práticas você transforme a liderança da sua igreja, tendo mais qualidade de vida para comprir com o seu propósito com excelência!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe para sua comunidade católica!

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.