close

Mesmo com as portas abertas e com todos os cuidados, muitas igrejas estão enfrentando o mesmo desafio: o comodismo online entre os fiéis. 

Isso porque muitos fiéis que eram assíduos, ainda não voltaram às atividades normais da igreja. 

Durante a pandemia, as missas presenciais não podiam ser feitas, então os fiéis realizavam sua devoção em casa, mediada pelo computador. 

Apesar dos fiéis acompanharem on-line durante este tempo, em casa conseguiam participar da liturgia, entretanto nas atividades presenciais temos a sagrada comunhão. Ou seja, por mais eficiente que seja a reprodução de atividades on-line, nada substituirá o contato entre os irmãos, mesmo que seja com distanciamento social.   

Após meses em casa, podendo escolher à vontade no meio de tantas ofertas de missas e celebrações on-line, por que ir à igreja se podem escolher ficar em casa no conforto do sofá? E no meio desse grande desafio, você deve estar se perguntando: o que fazer quando os fiéis não voltam às missas e às atividades presenciais? 

Separamos 3 dicas valiosas para você promover comunhão e adoração comunitária na igreja. Confira:

Sua Igreja na dependência constante de Deus

Mesmo que seja difícil ver sua igreja com a capacidade reduzida, na falta de alguns irmãos em cristo, entenda que Deus sabe de todas as coisas. 

Não há ações que a igreja faça para trazer seus fiéis às atividades presenciais, sem buscar a dependência de Deus em primeiro lugar. Realize também campanhas semanalmente nos grupos de oração em favor dos irmãos que não retornaram à igreja. 

Repense na missão e invista nas atividades híbridas 

Outro passo super importante que a igreja precisa tomar é repensar na missão da Igreja. Mesmo com as voltas das atividades presenciais, a igreja não voltará a ser como era antes. Ou seja, não basta investir apenas nas ações online ou em ações presenciais. É preciso pensar em ações híbridas para manter o equilíbrio na igreja e alcançar os fiéis de todos os meios. 

A ideia central é encontrar formas diferentes de evangelizar, sem depender de grandes eventos presenciais. Além disso, é fundamental lembrar, que os meios digitais não são apenas um meio de divulgação para que as pessoas consigam saber da programação da igreja e, assim, possam querer visitá-la presencialmente. 

As missas e celebrações online precisam acontecer estrategicamente de maneira que, mesmo que os fiéis não estejam na igreja presencialmente, eles possam ser alcançados pela graça e amor de Jesus. 

Cuidar das pessoas que voltaram 

No retorno das missas e celebrações presenciais, as igrejas se depararam com alguns fiéis desanimados e outros até com medo de serem contaminados. 

Nesse grande desafio, mesmo seguros em termos sanitários, os líderes precisam estar com os ouvidos atentos às necessidades físicas, emocionais e espirituais de seus fiéis que estão participando presencialmente, assim fortalecer  a comunhão e a adoração comunitária na igreja. 

Gostou do conteúdo? Comente abaixo e compartilhe para sua comunidade.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.