close

Você sabia que a celebração da vocação familiar é no 2º domingo do mês de agosto, exatamente por ser na mesma data da comemoração do dia dos pais?

No mundo inteiro existem vários significados e conceitos para a palavra “família”. Para Igreja Católica, por exemplo, família são duas ou mais pessoas ligadas por laços de parentesco, seja de sangue ou adoção.

A vocação familiar abrange o “ser pai”, “ser mãe” e “ser filho” para que seja possível a construção de uma família em nome do amor. O sentimento do amor, não cobra a perfeição, mas sim, a compreensão e o companheirismo.

E no matrimônio, os noivos aceitam-se um ao outro expressando perante a Igreja o aceite deste sacramento. O sacerdote é testemunha do “sim” que é dado no altar e assim, recebem a benção sacramental.

Então, quando os noivos se casam na Igreja, está constituída a vocação familiar, e posteriormente, os filhos e netos são frutos deste amor. Esta vocação jamais pode ser rompida. E o casal precisa ajudar um ao outro a santificar-se.

Com divórcios aumentando, é nosso dever honrar esta vocação. E para isso, devemos exercitar a paciência, companheirismo, carinho, perdão, compreensão, o amor com a outra pessoa e, acima de tudo, o amor a Deus.

Afinal, Ele é o amor, e Ele nos pediu para que amassemos uns aos outros. Além da união entre duas pessoas ser muito importante e querida para Deus, os filhos gerados por essa união, são a herança d’Ele na terra. Assim podemos concluir que a vocação familiar está no amar outra pessoa.

 

Dicas para uma excelente convivência familiar

Demonstre amor

Procure demostrar amor para sua família, seja com palavras, gestos ou presentes. Uma outra dica é você fazer pequenas cartinhas e espalhar em sua casa. Em um mundo quase totalmente digital, uma carta manuscrita com muito carinho, vai fazer toda a diferença.

Estimule o diálogo

A conversa estreita os laços e mostra que além de falar, você também está disposto a ouvir e compreender a necessidade do outro. Por isso, seja sempre sincero.

Não invada o espaço alheio

Mesmo em um relacionamento, é necessário cada um tenha o seu espaço. Respeite os limites do outro, isso é essencial para todo o relacionamento;

Seja otimista e prestativo

Quem quer ter uma pessoa alegre por perto?! Além disso, procure melhorar o dia a dia em sua casa, seja prestativo, ajude e aprenda coisas novas.

Quer saber mais sobre as vocações? Na próxima matéria falaremos um pouco mais sobre a vocação à vida consagrada. Não deixe de acompanhar a nossa série.

Para conhecer mais o Sistema Catholic é só clicar aqui

 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.