close

Na matéria anterior na nossa série, falamos como a criatividade pode ser aplicada na sua paróquia. Esperamos que tenha sido uma experiência de encorajamento para você.

Trouxemos a primeira ideia de que sua paróquia pode começar a usar a educação criativa com foco no desenvolvimento dos dons e talentos de seus fiéis, tornando-se protagonistas não só na paróquia, mas em toda a sociedade. A Igreja tem o grande papel de prepará-los a serem cada vez mais confiantes, e adaptáveis em um mundo que está em constante mudança.

Lembrando que a criatividade é uma habilidade que todos possuem – e não apenas gênios criativos como Picasso e Steve Jobs. Vamos falar aqui de novo: Deus nos fez seres mais criativos em todo universo. Vamos usar essa habilidade para fazer com que Jesus seja conhecido de maneira mais criativa possível.

Hoje vamos ajudar você trazendo algumas dicas de como usar a criatividade de forma prática:

Comece pelo brainstorm

O Brainstorming é conhecido como tempestade de ideias. Você Padre, Líder ... pode começar reunindo jovens, adolescentes e as crianças e criar grupos para debate sobre soluções e eventuais problemas que aparecem no dia a dia na sua paróquia. A ideia é buscar abordagens inovadoras e, o principal objetivo é pensar o “pensar fora da caixa”, estimulando a geração de ideias criativas. Essa ação, estimula o engajamento e contribui para a valorização e a motivação da equipe. Assim, todo mundo ficará mais feliz.

 Agora é a hora de estudar as ferramentas

E agora? Já temos milhões de ideias, o que devemos fazer com elas? Podem ficar calmos! É bem simples.  Toda criação passa por etapas que envolvem muita sensibilidade e a percepção. E o primeiro passo para organização das ideias é estudar as ferramentas disponíveis. Estude e perceba quais ferramentas vocês podem utilizar para colocar as ideias em prática. Hoje em dia, nós temos infinitas possibilidades para isso, sejam tecnológicas ou não. Abusem também da criatividade nesse processo.

Que tal testar agora?

Agora que vocês já estão com todas as ferramentas possíveis, vocês precisam testar. Sim, coloquem em prática essas ideias abençoadas que Jesus colocou na mente e no coração de vocês. Ah, vocês não podem esquecer que a criatividade traz a inovação e, a inovação depende de muitos processos, sejam eles de acertos ou erros. Mas vocês nunca irão saber se não testarem. Deus está com vocês. O céu é o limite.

Nós aqui do Catholic temos a grande missão de trazer a cada dia, mais inovação para as igrejas. Corremos constantemente para que todas as paróquias sejam atendidas de acordo com suas necessidades.

O Sistema Catholic pode ajudar a sua paróquia hoje clique aqui e saiba como. 

 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.