close

Muito se fala sobre o papel evangelizador das Pastorais e sobre como a Pascom tem a missão de difundir a palavra e divulgar os trabalhos que todas as outras Pastorais desenvolvem. Além de servir como ponte de comunicação entre todas as Pastorais da Igreja.

Hoje vamos falar um pouco sobre como a Pascom pode trabalhar auxiliando no despertar do leigo para o dízimo, através de projetos e trabalhos de inclusão e pertencimento, desenvolvidos especialmente para esse público.

Quando falamos em leigo, muitos entendem como uma pessoa que não tem conhecimento sobre determinado assunto. Na Igreja, o leigo é a grande porção do Reino de Deus ao qual Cristo enviou seus discípulos. Portanto, trabalhar a evangelização dos leigos é indispensável para crescermos como comunidade de fé e amor.

Existem diversas formas de trabalhar a consciência sobre o dízimo através de campanhas globais envolvendo materiais como: panfletos, folders, banners, cartazes, posts em redes sociais, jornais impressos. É muito válido realizar uma reunião entre pároco, coordenadores da pastoral do dízimo e a equipe da Pascom para definir temas, frases e textos de documentos da Igreja que falem sobre a importância do leigo na vida da Igreja, assim como sobre o dízimo. Dessa forma todos os envolvidos ficam alinhados e falando a mesma linguagem. Isso é essencial para o trabalho de envolvimento do fiel com a paróquia.

A divulgação da Pastoral do dízimo também pode e deve ser feita durante a santa missa, ou novenas se caso sua Igreja também as oferte. Na hora dos avisos, o celebrante deve utilizar o momento para reforçar na comunidade a importância do dízimo e também prestar informações sobre onde ele é aplicado. A Pascom pode realizar trabalhos internos nos dias de celebrações para abordagem e conversa com os fiéis, reforçando o papel da Pastoral do dízimo no dia a dia da Igreja.

Outro meio de comunicação super importante, essencial para a propagação da palavra, despertar do sentimento de pertença e de mostrar aos fiéis onde está sendo aplicado o dízimo que eles pagam mensalmente, é através do site. Hoje em dia com a democratização da internet e acesso à tecnologia pela grande maioria da população, não estar online é quase como não existir. Por isso se faz necessária a criação e manutenção de um website onde se possa manter o fiel atualizado e evangelizado, mesmo nos dias em que ele não puder comparecer à missa ou novena.

Para isso, conte com nosso sistema. Com o Catholic você hospeda um site na mesma plataforma de gestão que já utiliza na paróquia, escolhe o modelo, personaliza e ainda faz atualizações em tempo real das notícias, eventos e transmissão das missas ao vivo!

Fale com nossos especialistas e agende já sua apresentação.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.