close

Como já falamos por aqui, a Pastoral da Comunicação - ou Pascom - é a Pastoral que liga todas as outras e está presente no cotidiano da Igreja, nos eventos e na manutenção da comunicação com os fiéis. É a Pastoral da acolhida, da união e da propagação dos valores Cristãos através de diversas ferramentas facilitadoras.

Para desenvolver um bom trabalho, a Pascom deve fazer parte de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: Formação, articulação, produção e espiritualidade.

Vamos explicar cada um deles.

1- Formação: uma boa Pascom deve ser composta por pessoas comprometidas com seus objetivos e alinhadas à propagação da palavra de Deus. O desenvolvimento e engajamento de líderes e agentes pastorais é crucial para que os mesmos desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos. É dever da Pascom promover os treinamentos e aprimoramentos para os membros de todas as outras Pastorais.

2- Articulação: A articulação se propõe a animar e envolver os agentes culturais, pastorais e comunidade em geral para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo. Faz parte da articulação os trabalhos de assessoria de imprensa, relacionamento com os fiéis nas redes sociais, promoção de eventos e grupos voltados à vida cristã.

3- Produção: Levar a palavra bíblica para o maior número de pessoas possível, trazendo assim fé e consolo através dos ensinamentos de Cristo é dever de toda Pascom. Hoje em dia, contamos com diversos recursos e meios para propagar as mensagens de Deus, tais como: redes sociais, meios impressos (revistas, folhetos, jornais), vídeos, sites e diversas outras fontes de informação. É importante que a Pascom sempre procure produzir conteúdos relevantes e os propague para toda a comunidade.

4- Espiritualidade: O último e mais importante eixo. Sem a prática e vivência da espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como ser humano e  se torna vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho. O cuidado com a vida pastoral não deve ser momentâneo ou casual. Deve-se espiritualizar todas as atividades em grupo e individuais. Viver a mística da comunicação do Evangelho no dia a dia, entendê-lo e desta forma propagá-lo.

A partir desses quatro eixos, o planejamento e implementação da sua Pascom já podem ser iniciado dentro da Paróquia.

Acompanhe o nosso blog para mais informações e dicas sobre o trabalho das Pascom e de como elas podem atuar dentro das Igrejas e na comunidade Católica.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.