close

Em novembro, a igreja católica celebra a festividade de todos os santos, que é dedicada àqueles que tiveram uma vida em santidade. 

Pensando nisso, trouxemos uma reflexão sobre a importância da devoção e como a liderança consegue auxiliar a comunidade na manutenção da fé, muito importante para a jornada de todos os católicos praticantes.

Qual é a importância de ter um santo de devoção? 

O ato de devoção consiste em se entregar e consagrar o verdadeiro Espírito Santo. Muitas vezes confundida com adoração, a devoção é o ato de venerar a vida de quem serviu o evangelho, se espelhando na Palavra.

Ser devoto a um santo, é uma escolha do fiel para se inspirar em um testemunho de santidade, sendo uma influência positiva e fonte de motivação para sua missão.   

A trajetória de um católico pode ter muitos obstáculos e provações, por isso, o santo tem o papel de intercessão, guiando e motivando as decisões. 

Como a liderança pode auxiliar 

Algumas ações podem motivar ainda mais os fiéis a escolherem seus santos de devoção, além de cultivar uma participação ainda maior da comunidade. 

Nós separamos algumas ideias de como a liderança pode trazer esse assunto de forma mais presente no dia a dia da igreja: 

- Promovendo eventos na sua comunidade: trazer programações diferentes, dedicadas a santos neste mês, oportuniza um envolvimento maior, além de enriquecer a fé de cada um. 
- Organize uma agenda do grupo de oração: uma ideia interessante é promover os grupos de orações destinados a um santo em específico, trazendo clareza para quem ainda está em dúvida sobre qual santo escolher. 
- Arrecadações: é importante para a igreja que os católicos participantes estejam informados sobre quais arrecadações em prol dos santos estão acontecendo, para poderem doar com tranquilidade.
- Terços Marianos: uma boa forma de evangelizar, é reunir um grupo de pessoas para rezar o terço. No caso dos terços marianos, é comum as rezas acontecerem em casas de voluntários diferentes, sendo uma ótima maneira de expandir o Espírito Santo.

O papel da tecnologia 

É muito comum a comunidade pesquisar e se informar, nos dias de hoje, de maneira digital. 

A tecnologia pode auxiliar sua igreja com mais organização e previsibilidade, além de trazer meios recursos para informativos e avisos mais acessíveis. 

- Acompanhamento: ferramentas para acompanhar com ainda mais cuidado a vida do fiel e como anda sua devoção, respeitando sua privacidade. 
- Aplicativo: atualmente, é difícil uma pessoa não ter um celular. O aplicativo da igreja é a maneira mais fácil de se comunicar com os fiéis.
- Solução de eventos: é uma forma de se planejar e organizar suas programações, inclusive as ideias que sugerimos no tópico anterior. 
- Arrecadações: em momentos de ofertas, muitas doações de valores diferentes são feitas; usar soluções de pagamento facilita e protege a administração e a secretaria contra erros no caixa. 

A Catholic possui todas essas soluções e muito mais, tudo integrado em um só lugar. Dessa forma, você não tem a necessidade de utilizar ferramentas diferentes para cada área da sua igreja.

Nós podemos fazer ainda mais por você! Entre em contato para conhecer nossas soluções agora mesmo. 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.