close

A juventude é marcada por grandes mudanças, na rotina diária, nos estudos, nas amizades, mas também na vida de fé dos adolescentes. Nessa fase de novas experiências, muitos acabam deixando a religião de lado, não dando continuidade à Catequese após Primeira Comunhão.

Por isso, a igreja precisa enfrentar esse desafio de manter os jovens conectados e engajados por meio de uma abordagem mais inclusiva, didática e com o foco no acompanhamento. 

Para além das doutrinas e regras, esse espaço de educação religiosa pode também incluir atividades práticas e conversas sobre questões de fé, dúvidas e aconselhamentos.

Incentivar a participação dos adolescentes em projetos de voluntariado também pode ser uma ótima maneira de mantê-los inseridos na comunidade, além de fortalecer o sentimento de pertencimento e o espírito de solidariedade.

Instrua os catequistas a divulgar o grupo de jovens da igreja, incentivando os catequizandos a frequentarem semanalmente. Esses grupos geralmente são encontros de louvor mais divertidos e dinâmicos, sendo atrativos para os jovens e dando oportunidade para criarem laços dentro da igreja.

Um ambiente acolhedor

É fundamental que a igreja crie um ambiente acolhedor e inclusivo para os jovens, abrindo as portas para recebê-los da melhor forma, de acordo com a singularidade de cada um, e os ajudando a reconhecer seus dons e habilidades para servir.

A igreja também deve utilizar ferramentas e plataformas de comunicação modernas para se conectar com os jovens. Isso inclui o uso das redes sociais, aplicativos e sites, seja para compartilhar mensagens inspiradoras, versículos ou informações, ou até divulgar a programação de missas e celebrações.

Criar conteúdo relevante e que alcance os jovens onde eles estão, pode atrair a atenção e tornar a fé mais acessível em seu mundo digital.

Dica extra: que tal inserir atividades que usem a bíblia como base, relacionando com algo moderno e que faça parte da realidade dos adolescentes da sua igreja? Abra um espaço para conversas descontraídas, sempre com respeito, mas suavizando os temas mais pesados relacionados às regras da igreja.

A Catholic conta com recursos que facilitam esse processo, otimizando a comunicação e o acompanhamento de pessoas. Com o App exclusivo, você tem mais ferramentas para atrair a atenção, fazer divulgações e gerar mais conexão com a juventude da igreja.

O acompanhamento é a melhor forma de promover a perseverança na fé e uma caminhada constante. Com a Plataforma Catholic, você faz a gestão completa da sua paróquia, com visão detalhada de todas as áreas.

Quer conhecer mais sobre nossas soluções para Paróquias e Arquidioceses? Fale agora com um de nossos especialistas.

 

 

 

 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.