close

O trabalho voluntário é muito importante para a sociedade, afinal é através dele que as pessoas se unem em um espírito de compaixão, doando seu tempo e suas habilidades em prol do próximo, sem esperar nada em troca.

As igrejas possuem um papel fundamental no que diz respeito ao voluntariado, afinal o principal ideal do projeto é a compaixão, que faz parte dos princípios cristãos juntamente com a solidariedade e a caridade. Isso significa que o voluntariado deve fazer parte da cultura e das atividades dos fiéis que se consideram católicos praticantes.

 

Sua igreja tem promovido ações de voluntariado?

É de costume das igrejas criar ações de voluntariado em situações extremas, como desastres naturais, ou tragédias, já que nesses momentos os fiéis tendem a ficar sensibilizados e por isso mais dispostos a servir, entretanto não é necessário esperar momentos extremos para agir! Cristo convida seus filhos a cuidarem dos necessitados a todo o momento, por isso a igreja precisa ter essas ações incluídas no seu planejamento de atividades.  

Mas sabemos que existem igrejas que possuem uma realidade diferente, ou seja, mesmo tendo a vontade e um plano para elaborar essas ações, elas acabam não saindo do papel por falta de pessoas dispostas a trabalhar. Nesses momentos é muito importante lembrar aos membros da igreja que:

 

O espírito de serviço ao próximo deve fazer parte da vida do cristão!

É possível incentivar a participação das pessoas através dos fiéis que estão envolvidos na prática de uma vida pastoral, já que as pastorais são responsáveis por promover essas atividades voltadas para a comunidade do lado de fora da instituição.

 

Outra forma de incentivar a participação dos membros é divulgar nos canais de comunicação da igreja, como as redes sociais, já que as informações podem ser visualizadas com mais facilidade tanto pelos fiéis quanto por visitantes. Inclusive a igreja pode criar um projeto interativo, com hashtags para a atividade, prêmios conforme as metas de colaboração, entre outros.

 

Leia também: 3 projetos que ajudam na receita social da Igreja

O papel da liderança é fundamental nesse processo, já que são eles que precisam estruturar uma estratégia para que o voluntariado aconteça independente de ser uma paróquia, uma arquidiocese ou uma diocese, pois apesar do nível de atuação ser diferente, a responsabilidade é a mesma.

Pensando nisso, preparamos um ebook cheio de dicas que vão auxiliar sua igreja na hora de construir um programa de voluntariado eficiente, além de templates de artes para que você divulgue na sua igreja e incentive mais pessoas a se voluntariar.

 

Nesse ebook você falamos sobre os seguintes assuntos:

  • Classificando o voluntariado
  • Voluntários para Missões
  • Voluntários de infraestrutura e melhoria
  • Voluntário de Comunicação 
  • Kit de Artes para captação

Invista no voluntariado da sua igreja, clique aqui e baixe gratuitamente!

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.