close

Você provavelmente já sabe que no mês de outubro a Igreja Católica celebra o mês da Campanha Missionária, um evento muito importante para animar as igrejas e lembrá-las da missão de pregar o evangelho, ajudando os mais necessitados.

O tema que vai animar a Campanha Missionária deste ano é “A Igreja é missão”, concluindo a sequência de temas relacionados à natureza missionária da igreja que vêm sendo abordados nos últimos anos: A vida é missão (2020), Jesus Cristo é a Missão (2021). O lema escolhido pelo Papa Francisco foi de inspiração na passagem bíblica de Atos 1:8, sendo “Sereis minhas testemunhas”.

A Campanha Missionária deste ano será ainda mais especial pois será seu aniversário de 50 anos de história, sendo comemorada no Brasil com a vivência do Ano Jubilar Missionário.

Para ajudar as dioceses a planejarem as ações da Campanha, separamos 2 dicas de ações simples mas efetivas que podem ser organizadas pelos bispos e suas igrejas. Confira a seguir:

 

1 - Grupos de Novena Missionária

Todo ano a Campanha Missionária disponibiliza materiais de animação, como cartazes, santinhos, e outros, como vídeos com testemunhos de missionários. 

Esse material pode ser utilizado em pequenas reuniões, mas para isso os bispos e dirigentes devem separar os fiéis e frequentadores em grupos, designando cada um para uma casa ou região, dependendo da estratégia adotada.

Durante as reuniões desses grupos, os líderes e membros poderão compartilhar e testemunhar sobre o Evangelho de Jesus para as outras pessoas, usando como recursos visuais os vídeos missionários que foram disponibilizados nos canais de comunicação das Pontifícias Obras Missionárias. Além de orarem juntos em prol da missão.

 

2 - Bazares coletivos

Outra forma de colaborar para a campanha é promovendo ações para arrecadar valores para o Fundo Universal de Solidariedade, instituição na qual as Pontifícias Obras Missionárias (POM) repassam os valores arrecadados na Coleta Missionária.

Essa ação pode ser um bazar coletivo, vendendo roupas, calçados e até mesmo alimentos como bolos e outros quitutes, além de móveis e outros itens que podem atrair um grande público para o evento, aumentando o número de contribuições.

Nesse caso, a diocese terá que instruir a equipe envolvida na ação para que a organização seja bem feita, e o evento direcione as pessoas para a palavra da Campanha Missionária.

 

Lembrando que o dia oficial da Coleta Missionária em todo país, será nos dias 22 e 23 de outubro.


Quer facilitar a organização de grandes eventos para as igrejas? A Plataforma Catholic pode ajudar!

Nosso sistema foi criado para atender as necessidades das igrejas católicas, por isso temos diversos módulos exclusivos para Dioceses realizarem a gestão de suas igrejas, administrando tando o fluxo financeiro, quanto o gerenciamento de eventos,

 

Clique aqui e conheça mais sobre as soluções da Plataforma Catholic para Dioceses.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.