close

Uma das áreas da igreja que precisa de uma atenção especial e um investimento da liderança é o do pastoreio ou o ministério do pastoreio, dependendo da sua igreja.

O pastoreio é um trabalho essencial para as igrejas que desejam cuidar do crescimento espiritual de seus fiéis, afinal é através dele que a liderança conseguirá acompanhar o desenvolvimento dos membros, orientando-os em diversos momentos.

Sabemos que você pode estar pensando:

 

Como fortalecer o pastoreio na minha comunidade católica?

Para que isso aconteça, os líderes e dirigentes da sua igreja precisam estar abertos a investir em uma cultura de cuidado e crescimento, escolhendo uma equipe para ser a responsável por essa área.

Com a equipe escolhida é preciso criar um plano de ação conforme a realidade dos fiéis, preparando a equipe para dar suporte aos membros, pois o pastoreio também envolve a área de ensino, afinal não é possível crescer sem estudar. Lembrando que esse planejamento precisa estar de acordo com a faixa-etária e o momento da pessoa, se ela é nova na fé, ou já possui experiência, pois o conteúdo tende a ser diferente nesses casos.

Para que esse processo se torne ainda mais efetivo é preciso desenvolver um relacionamento de confiança com a pessoa, assim ela irá se sentir confortável para compartilhar em quais áreas mais sente dificuldade. 

Leia também: Sua igreja é acolhedora? Como implementar e aprimorar a pastoral da acolhida

 

Sabia que a tecnologia pode ajudar no pastoreio da sua igreja?

Com a Plataforma Catholic, os líderes e dirigentes da sua igreja terão acesso a diversas funcionalidades que irão facilitar a gestão dos ensinos e pastoreio dos fiéis, como no Módulo de Discipulado Apostólico (MDA) e Módulo Ensinos. Através deles você poderá:

  • Cadastrar informações dos módulos, como: nomes, quantidade de presença e médias necessárias para aprovação;
  • Inserir imagens, textos e vídeos de apoio ou disponibilizar links úteis como apostila;
  • Visualizar a listagem dos Discipuladores, Pastoreios, contendo informações de contato e histórico de todos os encontros.

E muito mais!

Acesse https://www.catholic.com.br/, e comece a investir no crescimento espiritual da sua igreja.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.