close

Uma das pastorais mais importantes da igreja, é a catequese da primeira comunhão. É nela que é feita a iniciação cristã de crianças na igreja por meio dos ensinamentos da palavra. 

E para contribuir ainda mais com essa etapa, preparamos algumas dicas que podem ajudar os catequistas com as crianças nesse período.

1. Crie a estrutura de aprendizado conforme a faixa etária das crianças:

Ter um planejamento de ensino direcionado para o perfil etário é fundamental para direcionar e adaptar o conteúdo e a linguagem que será ministrado para as crianças. 

2. Desenvolva estratégias para descobrir o nível de entendimento das crianças:

Esse tipo de estratégia envolve descobrir o nível de consciência que as crianças possuem sobre o mundo em geral, Deus, as pessoas e a Igreja. 

Sabemos que mesmo separando por faixas etárias e aplicando os ensinamentos, algumas podem ter suas habilidade de entendimento mais desenvolvidas, então se você já souber quais são  as crianças com maior desenvolvimento e as que por alguma razão apresentarem uma dificuldade além do padrão definido para a idade, você poderá direcionar e orientar esse pequeno para ações que possam o desenvolver ainda mais. 

Além disso, é um momento para descobrir como Jesus deve ser apresentado a cada uma delas, pois algumas podem nunca ter tido orientação e conhecimento sobre Jesus e outras, já foram apresentadas a Ele pelos pais desde o nascimento.

3. Organize dinâmicas e brincadeiras 

Organizar momentos além dos períodos de teoria da sala de aula, utilizando dinâmicas e brincadeiras colaboraram para o envolvimento e comunhão das crianças com a igreja. 

crianças pintando um arco íris com tinta

Junto dessas atividades e dinâmicas, é possível desenvolver mais intimidade entre as crianças e os sacerdotes, aproximando elas de suas vocações.

Está com dificuldades de controlar e cadastrar a presença de alunos?⠀

Com o gerenciador de catequese Catholic, você tem todo o controle de notas, presenças, cadastro de alunos, emissão de certidão e ainda consegue enviar conteúdos para os catequistas via app.⠀

Conheça essa e outras soluções da Catholic para sua igreja, acessando aqui.⠀

 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.