close

Todo ano, no mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil celebra o mês vocacional. Nesse período, a cada domingo é celebrado uma determinada vocação, com liturgia da palavra, momentos de rezas e reflexão a respeito do tema.

O que é uma vocação?

A vocação, significa o chamado de Deus para determinado indivíduo, ou uma aptidão que leva a pessoa a exercer determinadas atividades dentro do ministério de maneira individual. Dentro dessa visão a pessoa dedica sua vida a Deus e se coloca à disposição do seu chamado para um bem maior.

Nesse mês, comemoram-se várias vocações a cada semana, veja quais são elas:

Primeiro domingo: é o dia das vocações aos ministérios ordenados ou sacerdotais, sejam diáconos, presbíteros e bispos. 

Segundo domingo: nesta data comemora-se a vocação matrimonial e também em comemoração ao dia dos pais, celebra-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora.

Terceiro domingo: a igreja celebra a vida religiosa, nesta data as pessoas se consagram a Deus em várias comunidades e institutos da vida apostólica.

Quarto domingo: nesta data é comemorado o dia da vocação do cristão que não pertence a uma igreja, esse dia também volta a ser celebrado no domingo de Cristo Rei, no último domingo do ano litúrgico. 

Sua igreja já preparou os eventos do Mês Vocacional? 

Esse tipo de celebração é muito importante para a comunidade, e por isso merece ser divulgado nos principais canais de comunicação da igreja com todas as informações para que os fiéis se inscrevam e participem.

Para te ajudar nesse processo, a Catholic possui o módulo de eventos, através dele os fiéis podem se cadastrar pelo aplicativo da igreja para qualquer tipo de celebração de forma muito mais rápida. 

Conheça mais sobre a solução de eventos da Catholic:

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.