close

Dentro da paróquia, a Pastoral do Dízimo é responsável por reforçar o destaque das contribuições dentro da igreja e incentivar a importância para a vida cristã.

O dízimo é muito importante para paróquias, tanto na manutenção material quanto espiritual. Por isso, queremos ajudar você a estruturar a pastoral do dízimo e ter sucesso na organização das suas contribuições.

Pessoas segurando coração de borracha

4 dicas para implementar a pastoral do dízimo na sua paróquia:

1. Comece estruturando a equipe: a formação da pastoral do dízimo se dará a partir de um pároco, responsável pelo andamento da paróquia, além disso, precisará de um coordenador, e por demais fiéis. Baseado nisso, a organização e andamento das atividades da pastoral poderão ser tomadas.

2. Determine as funções: escolha quais funções serão distribuídas para cada pessoa da pastoral do dízimo.

Mas quais são as funções dentro da pastoral do dízimo?

Pároco ou padre: é o responsável por estimular as pessoas da pastoral. Investir no acolhimento, encontrar fiéis que tenham o perfil adequado às funções e cultivar contatos de confiança.

Coordenador: cumpre a função de recolher o dízimo dos agentes e direcionar à um secretário da paróquia. Além disso, organiza cursos de formação financeira e promove encontros e passeios para os agentes do dízimo.

Agentes do dízimo: são os membros voluntários que são responsáveis pela conscientização a respeito da importância de contribuir e pelo recolhimento dos dízimos e contribuições dos fiéis. 

Além disso, possuem um papel importante de evangelização, já que através do contato com os demais fiéis eles são capazes de levar a palavra de Deus e realçar o trabalho apostólico que realizam.

3. Mantenha a equipe unida: é muito importante que a pastoral do dízimo tenha reuniões regularmente para que sejam avaliadas as questões do serviço e também para cultivar nos fiéis o sentimento de unidade e pertencimento. 

duas mão entrelaçadas

4. Organize e direcione os dízimos: sabemos que a pastoral do dízimo possui um papel muito importante de manter a comunidade ativa, com um bom planejamento é possível desenvolver e direcionar os recursos para cada área da igreja. 

Para te ajudar nesse processo, a Catholic possui um conjunto de ferramentas que facilitam o recebimento de dízimos e ofertas. 

Acompanhe de forma visual e intuitiva o fluxo financeiro da sua igreja, com integração entre sistema, site e app em tempo real.

• Controle sua igreja sem complicação

• Contas a Pagar / Receber

• Importação Bancária e Orçamentos

• Emissão de Boletos e Conferência de Valores

• Integração de pagamentos

• Exportação Contábil e Plano de Contas

• Receitas e Despesas

Conheça essa e mais soluções para sua igreja, clicando aqui.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.