close

A transformação digital que ocorreu nas nossas vidas com o passar do tempo, para alguns pode não ter sido tão intensa, mas para outros, digo, os mais velhos, esse impacto foi muito maior.

O Papa Francisco escreveu o prefácio do livro "A igreja no mundo digital" de Fábio Bolzetta e apoiou a forma da igreja católica evangelizar no mundo digital.

papa francisco sorrindo

Sabemos que com a pandemia do covid-19, houve uma aceleração e aumento do uso de redes sociais. Muitos fiéis aprenderam a se conectar com o sagrado de outra forma, como as lives que substituíram os encontros presenciais.

Com o aumento do uso da internet, a igreja católica cresceu muito no ambiente digital, tendo participação de padres que ficaram muito populares nas redes sociais.

O sumo Pontífice, também mencionou no prefácio que muitos sacerdotes fizeram bom uso da tecnologia e das redes sociais, usando a criatividade para se comunicar com os fiéis.

Um exemplo, é o padre Patrick Fernandes (@padre_patrick) que utiliza do humor ao falar com fiéis, com intenção de humanizar o sacerdócio de uma padre. 

O perfil do padre é repleto de vídeos com dicas e conselhos, cheios de bom humor. Já possui mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 2,3 milhões no Tik Tok.

imagem do tiktok do padre patrick

Em outra menção no prefácio, o Papa diz que o mundo digital deve ser habitado por cristãos com formação adequada  explicando que há muito para ser feito, principalmente porque a internet é uma ótima ferramenta para  envolver os jovens, que são nativos digitais, para trabalharem em prol da igreja, como por exemplo, atualizando os sites das paróquias.

O Santo Padre finaliza dizendo: 

“Há realmente muito para se fazer, para crescer juntos na consciência da importância, mas também dos riscos envolvidos no uso dessas ferramentas. Há muito a ser feito para aprender a ouvir; e para envolver e formar os jovens, nativos digitais, que sejam capazes de revitalizar os sites das paróquias. A web e as redes sociais podem ser habitadas por quem testemunha a beleza da fé cristã, por quem propõe histórias de fé e vivida pela caridade, por quem comunica com a linguagem de hoje a extraordinária novidade do Evangelho, e por quem escuta como os apóstolos e os discípulos aprenderam a fazer com Jesus."

Essa fala do Papa Francisco só reforça como é importante que as igrejas e comunidades católicas invistam em formas de comunicação online, como um site por exemplo, já que através dele fiéis e visitantes podem ter acesso a programação da igreja, missas, eventos, contribuições e outras ferramentas.

Com a Plataforma Catholic sua igreja pode fortalecer sua presença na web! Acesse aqui e saiba como.



Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.