close

A oração é mais do que apenas uma prática religiosa, é uma ponte que conecta a humanidade ao Criador. Através da oração é possível fortalecer a nossa comunhão com Deus, agradecendo pelo que temos, e pedindo pelo que precisamos.

Existem diversas formas de orar, seja por meio de uma reza ou uma canção, podendo ser realizada individualmente ou em grupos. No caso dos grupos de oração, é muito importante reunir as pessoas interessadas e estruturar um plano para que todos possam participar.

Sabemos que manter um grupo animado e participativo nem sempre é uma tarefa fácil, por isso separamos 5 dicas que irão ajudar o grupo de oração da sua igreja a continuar engajado. Confira a seguir.

1 - Escolhendo um bom ambiente

Priorize locais tranquilos com poucos barulhos e distrações, que sejam limpos e confortáveis, podendo ser ao ar livre em um parque, na própria paróquia ou na casa de alguém. 

O importante é criar uma boa atmosfera para que todos os participantes possam ter uma boa experiência uns com os outros e com Deus.

Caso os fiéis não tenham como se reunir pessoalmente, também existe a possibilidade de reunir o grupo online, através de uma chamada de vídeo.

2 - Defina o melhor dia e horário

Sabemos que todos possuem compromissos, e que o dia-a-dia é cheio de correrias e afazeres, por isso é muito importante entender a rotina de cada um para definir o melhor momento para se reunir.

Entenda qual a disponibilidade de cada um para encontrar dias e horários onde todos possam participar, incentivando os fiéis a reservarem esse espaço em sua agenda pessoal.

3 - Crie um planejamento

Planejamento é a palavra chave de qualquer evento e programação, seja ele religioso ou não. Para envolver os fiéis é preciso criar um planejamento com dias, horários e atividades que podem ser realizadas no grupo de oração.

Organize quais dirigentes, pastorais ou voluntários serão os responsáveis pelo local, pelos louvores, e até mesmo pelo lanche, caso queiram realizar uma confraternização após a programação.

Equilibre os momentos de oração e interação entre os fiéis, entre outras atividades adequadas, dessa forma o programa se torna mais interessante e atrativo para os participantes.

4 - Divulgue a programação

Inclua no planejamento a divulgação da programação. Para que mais pessoas possam ser alcançadas, o ideal é compartilhar nas redes sociais da igreja e grupos de whatsapp. Mas também é possível fazer a divulgação fisicamente através de convites e cartazes.

Não esqueça de incluir as informações de data e local no material de divulgação.

5 - Utilize a tecnologia

Para manter a interação entre os membros do grupo de oração é preciso adicionar as pessoas a um grupo.

Com o APP da Catholic é possível criar um grupo exclusivo para grupos de oração, enviando pedidos em tempo real, além de possuir diversas funcionalidades como agenda de eventos, cultos e contribuições.

Para conhecer mais sobre o aplicativo e como ele pode ajudar na interação da igreja, acesse aqui.

 

Gostou das dicas de hoje? Então não esqueça de comentar e compartilhar esse conteúdo para outras pessoas que também precisam melhorar o engajamento de seus grupos de oração.

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.