Conectados à internet, influentes e formadores de opinião. Cada vez mais, fiéis e igrejas estão utilizando as redes sociais para evangelização.
E a sua igreja? Ela usa as mídias como parte da estratégia de missão?
Muitos responsáveis e dirigentes não estão acompanhando por opção o novo movimento digital que estamos vivendo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que antes de acompanhar, é preciso buscar entender qual é a missão da igreja no ambiente digital.
O grande desafio para as igrejas nesse sentido, é que a mensagem sempre foi a mesma, mas os métodos e estratégias para anunciar evangelho estão em constante evolução. Esse cenário é desconhecido para todos, entretanto não permite que as igrejas permaneçam em uma zona de conforto, sustentando ações que não funcionam mais.
Apesar dos desafios, a atuação das igrejas no ambiente digital traz oportunidades singulares. As redes sociais, por exemplo, têm um papel crucial a desempenhar na comunidade e na missão da igreja.
Mas não basta criar conteúdos apenas por criar, é preciso ter uma estratégia através da missão da igreja, além de um planejamento assertivo para gerar resultados.
Trouxemos 6 dicas infalíveis para usar nas redes sociais da igreja e gerar valor para toda comunidade. Confira:
1. Crie editoriais
Lembra quando falamos de planejamento? Os editoriais são ótimos aliados para a produção de conteúdos.
A linha editorial é uma técnica de conteúdo que serve para definir as temáticas que serão abordadas em suas redes sociais. Confira abaixo alguns exemplos:
- Engajamento
Neste editorial, a comunicação visual precisa ser moderna e inovadora, que chame atenção no feed. Você pode criar conteúdos com dicas sobre oração e fé, curiosidades sobre a igreja, datas comemorativas, dia a dia das pastorais e ministérios, entre outras.
- Institucional
Você pode criar conteúdos sobre a igreja, sobre os ministérios, grupos de oração, entre outros.
- Informativo
Publique informações específicas sobre os projetos internos da igreja, como por exemplo, os eventos, programações, celebrações, entre outros.
2. Crie uma persona
Persona é uma representação fictícia do seu seguidor. Ou seja, um personagem que represente esse seu seguidor, com nome, idade, profissão, hobbies, sonhos, dúvidas, renda, entre outras características.
Após o persona criado, produza conteúdos que sejam interessantes a essa persona.
3. Capriche na imagem
Publique fotos que envolvam e despertem o interesse das pessoas em conhecer a sua igreja. Compartilhe fotos das missas, celebrações, eventos e confraternizações.
4 Crie legendas criativas
Na hora criar a legenda no post sua criatividade precisa entrar em ação. Crie legendas criativas, mas não esqueça de ser breve e eficaz na mensagem que você quer transmitir. Apresente primeiro as informações mais importantes e incentive as ações que deseja que as pessoas realizem, como "Partícipe das nossas missas" ou "Conheça nossa igreja".
5. Use Hashtags
Experimente hashtags, menções e marcações relevantes. Adicione-as às suas legendas. Assim, pessoas interessadas nesses tópicos poderão encontrar você facilmente.
6. Publique com frequência
Quanto mais você publicar, maior será o número de interações e de visitantes. Você pode usar o calendário de conteúdo da Catholic para acompanhar as publicações futuras.
Calendário de conteúdo da Catholic
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