close

Você sabe para onde sua igreja está indo? Como será sua igreja em três anos? Se você não mudar nada, o futuro será diferente do passado? Uma forma infalível de impactar o futuro da sua igreja é usar uma ferramenta antiga e muito conhecida: o Planejamento Estratégico para a Igreja. 

Nenhum modelo estratégico se adapta a todas as organizações, não estamos falando de uma receita de bolo, mas o processo de planejamento inclui certos elementos básicos que todas as igrejas podem usar para fortalecer sua visão, objetivos e próximos passos. 

Por que criar um Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que ajuda a sua equipe a focar no alinhamento dos dons e recursos únicos que Deus deu à sua comunidade para aproveitar ao máximo todas as oportunidades. 

Para a igreja, isso não é simplesmente um planejamento baseado em projeções, mas a compreensão de que, por meio da oração e da obediência, você pode viver um futuro alinhado com a vontade de Deus. Um planejamento bem feito pode impulsionar os planos de Deus para sua igreja. Afinal, o nosso futuro é totalmente influenciado por decisões e ações que tomamos no presente. 

O que é planejamento estratégico?

Simplificando, um Planejamento estratégico para Igreja serve como um roteiro que descreve o que a sua organização deverá fazer para atingir um objetivo. O planejamento estratégico não precisa ser complicado ou demorado. Na verdade, deve ser rápido, simples e de fácil execução. 

Quais são os elementos de um plano estratégico?

Chegou a hora de colocar a mão na massa, reúna sua equipe e defina os itens abaixo:

Missão 

A missão define o seu propósito - o propósito para o qual a sua igreja foi fundada e por que ela existe. Uma declaração de missão declara o que a organização da igreja pretende realizar e as necessidades que se esforça para servir. Ele também serve como um guia para as operações do dia-a-dia e como base para futuras tomadas de decisões.

Para escrever uma declaração de missão, faça as seguintes perguntas:

  • Por que existimos?
  • Qual é o propósito de Deus para nossa igreja?
  • Como podemos, com recursos limitados, realmente fazer a diferença?

Valores 

Os valores são princípios orientadores que nunca mudam. Valores são a razão de fazermos o que fazemos e o que defendemos. São crenças que orientam a conduta, as atividades e os objetivos da organização. Valores são convicções profundamente enraizadas, prioridades e suposições que influenciam nossas atitudes e comportamentos. 

Para escrever valores, faça as seguintes perguntas:

  • Quais são os principais valores e crenças de nossa comunidade?
  • Que valores e crenças orientam nossas interações diárias?
  • Com o que nossa igreja está realmente comprometida?

Exemplos:

  • Família - Acreditamos que não há nada mais importante do que famílias fortes e unidas.
  • Excelência - Acreditamos que a excelência honra a Deus e inspira grandeza.
  • Equipar - Cremos em equipar os santos para o ministério e a vida, ajudando-os a operar em seus dons espirituais.
  • Oração - Acreditamos no poder da oração, e isso faz uma diferença crítica em tudo o que tentamos alcançar. Devemos ser uma casa de oração para todas as nações.
  • Autenticidade - Por meio de uma vida autêntica, autoridade bíblica, adoração, oração e espírito.
  • Comunidade Comprometida - Por meio da intimidade dentro da comunidade, liderança servil, relacionamentos genuínos e beleza na diversidade.

Visão 

A visão fornece uma imagem mental clara, pela fé, de como sua igreja será daqui a cinco ou dez anos.

Para escrever uma visão, peça e busque a sabedoria de Deus fazendo as seguintes perguntas:

  • Como será nossa igreja daqui a 10 anos?
  • Onde Deus está dirigindo nossa igreja?
  • Qual é a visão de Deus para nossa igreja?

Objetivos e Prioridades Estratégicas 

Os objetivos estratégicos são áreas estratégicas contínuas e de longo prazo que fazem com que você deixe de cumprir sua missão e atinja sua visão. Os objetivos explicam como você chegará lá. Em outras palavras, os objetivos são áreas gerais de longo prazo (3–5 anos) que definem como sua organização passará de sua missão (onde você está agora) para sua visão (para onde você está indo).

Para escrever objetivos, faça estas perguntas:

  • Quais são as principais atividades que você precisa realizar para alcançar sua visão?
  • Em quais áreas precisamos nos concentrar nos próximos 3-5 anos para realizar nossa visão?

Metas 

Definir metas que convertam os objetivos estratégicos em metas de desempenho específicas. Quais são as metas de um ano que você está tentando alcançar para apoiar seus objetivos?

Métricas e indicadores 

Saber como você alcançará sua visão é a essência do seu plano estratégico, mas também é o mais demorado. O motivo pelo qual leva tanto tempo para se desenvolver é porque há uma série de caminhos desde sua posição atual até sua visão. 

Escolher o caminho certo determina a rapidez ou a lentidão com que você chegará ao destino final. O uso de uma plataforma de gestão para igrejas é essencial para manter o planejamento estratégico ativo e com bons resultados. 

A gestão integrada fornece uma visão 360º da real situação da igreja, em todos os aspectos importantes.

1. Saiba quem são os fiéis e visitantes: 

Ter controle total sobre os dados de quem frequenta a igreja é muito importante. Saber os dias de maior visitação, faixa etária e estilo de vida das pessoas, entender o que elas buscam ao visitar a casa de Deus. 

Essas informações podem ser cruciais no desenvolvimento de projetos, abordagem de temas nas missas, etc. 

2. Entenda o fluxo financeiro: 

Controle totalmente a entrada de dízimos, períodos de maior recebimento, contas a pagar, orçamentos de serviços terceirizados, inscrições em eventos pagos. Entenda o fluxo financeiro geral da igreja para que as receitas possam ser aplicadas em melhorias e projetos.

3. Acompanhe as reuniões e evolução de grupos e células: 

Relatórios podem fornecer dados como data e local de encontros da comunidade, atas das reuniões, quem participou, evolução das pessoas e aproveitamento de cada um no momento do encontro.

4. Gestão de pessoas: 

Uma igreja é feita de pessoas e para pessoas. Dependendo do tamanho, são necessários funcionários para garantir a manutenção, serviços de secretaria, limpeza e todo o funcionamento correndo perfeitamente. 

Com um sistema de gestão para igrejas é possível ter noção exata de quantas pessoas estão contribuindo para a Igreja, gerenciar seus pagamentos, desempenho e crescimento pessoal.

A Plataforma Catholic permite que você crie relatórios sem limites e de acordo com as necessidades da sua Igreja. Tenha controle sobre tudo que acontece e acompanhe o crescimento da Igreja de forma rápida e fácil.

Dessa forma, você consegue se dedicar à sua missão, ao invés de passar horas reunindo dados e organizando planilhas. A plataforma já faz tudo por você!

Conheça a Plataforma Catholic

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.