close

Saiba como criar um orçamento eficaz para sua paróquia e conheça as facilidades da Plataforma Catholic.

Sabemos que cuidar das finanças de uma igreja não é uma tarefa fácil. Existem diretrizes específicas para o orçamento que, se não forem seguidas corretamente, podem acabar com um ministério.

Se você precisa de ajuda para criar um orçamento eficaz para sua paróquia. Confira este post.

Antes de definir o orçamento, você precisa estabelecer algumas diretrizes, além de metas, restrições, os responsáveis pelo setor. Sem isso, o orçamento de sua paróquia será como um carro novo sem motor – ele tem todo o potencial do mundo, mas não tem utilidade.

Primeiro, vamos entender quais são as três principais diretrizes para criar um orçamento eficaz para sua paróquia.

  1. Estabeleça metas

Se você não tiver uma visão, nenhuma motivação ou planejamento no mundo poderá te ajudar ter sucesso. Será impossível.

Para manter um orçamento eficaz, você precisa definir metas.

Defina esses objetivos e deixe registrado em um documento.

  1. Corte despesas

Depois de traçar as metas, é mais fácil cortar o que não faz sentido no orçamento da paróquia. Basta verificar quais custos estão diminuindo sua capacidade de atingir sua meta e cortar esses custos.

Lembre-se: se você tem um chamado, tem objetivos.

E se você tem objetivos, precisará administrar os gastos.

  1. Controle financeiro

O controle financeiro é basicamente, rastrear os recursos para garantir que eles estão sendo direcionados para o lugar certo. Em outras palavras, é garantir que alguém esteja sempre de olho em cada centavo.

Se você não faz isso, estará exposto ao roubo e ao comprometimento moral de seus objetivos. O melhor jeito de fazer isso é através do monitoramento constante de relatórios.

Por isso não improvise nos detalhes, evite usar planilhas e mais planilhas, porque assim você, com certeza, irá perder o controle.

Primeiro, defina uma equipe para este trabalho. Treine cada um para que estejam alinhados com o proposito central e metas da paróquia.

Depois, invista em uma plataforma de gestão, assim você poderá acompanhar, de forma visual e intuitiva, o seu fluxo financeiro. Com a plataforma Catholic, você gerencia sua paróquia de um jeito super fácil e totalmente seguro. Além disso, contamos com um conjunto completo de ferramentas integradas que facilitam as contribuições dos fiéis.

Quero essa solução

Categorias de orçamento para paróquia

Agora que você tem uma meta, sabe quais cortes precisa fazer e quem você vai colocar no comando das finanças, você pode começar a categorizar o orçamento.

Todas as entradas e saídas financeiras devem entrar em uma das categorias e algumas vão precisar mais atenção que outras.

No entanto, a porcentagem que você deve alocar para cada uma dessas categorias em seu orçamento, depende da sua situação e do processo de orçamento da igreja.

  1. Renda

Esta categoria no orçamento representa todas as receitas financeiras que a paróquia recebe. Aqui, você deve separar as diferentes fontes de renda.

Os fundos doados para missões não podem ir para um novo prédio. E, os fundos dados ao ministério de missão não podem ir para o salário do pastor.

Mantenha todas as fontes de doações ao propósito para o qual foram dadas.

Uma forma de garantir isso é usar a plataforma Catholic, para que as pessoas possam escolher para qual fundo da Igreja elas doarão.

Com as contribuições inteligentes da Catholic, você terá total segurança e controle do fluxo de caixa de sua paróquia.

  1. Pessoal

Esta categoria do orçamento inclui todos os salários, benefícios e bônus dados a qualquer funcionário da igreja.

E lembre-se que investir em uma plataforma de gestão para paróquia é uma das maneiras mais rápidas de aumentar a qualidade da equipe executiva.

  1. Administração

Isso inclui tudo, desde café até a plataforma para gestão de igreja (a plataforma Catholic é provavelmente a melhor e mais econômica para você).

  1. Instalações e equipamentos

Isso inclui serviços gerais como luz, água telefone, seguro, manutenção e até papel higiênico.

Esta categoria é muito importante e precisa de muita atenção. Ela é parte importante de como a Igreja é vivenciada por seus fiéis e visitantes.

A compra desses materiais deve ser feita com cuidado e deve ser registrada no sistema, para entrar no orçamento final.

  1. Eventos

Quem não gosta de um grande evento, não é mesmo?

No entanto, deve-se ter cuidado ao investir em eventos. Ninguém gosta de ser convidado para um jantar em uma casa bagunçada.

Portanto, antes de dedicar 70% do orçamento da sua paróquia a um grande evento de divulgação, certifique-se de que está pronto para aproveitar ao máximo essa oportunidade para causar uma boa impressão.

  1. Despesas de expansão da Igreja

Isso inclui um fundo para construir um novo edifício, uma reforma ou instalação.

Conforme Igreja cresce, isso vai acontecer.

Então, é importante reservar uma verba específica para isso. Nem que seja para uma emergência.

Relatórios

Faça um relatório de orçamento todos os meses. Existem várias soluções de software de contabilidade para paróquias que você pode usar para gerenciar seu orçamento, mas o jeito mais fácil e completo é usar a plataforma Catholic.

Com a plataforma Catholic, você organiza seus resultados financeiros em um único lugar, integrado ao site e aplicativo. Assim, além de receber as contribuições inteligentes de um jeito fácil e seguro, você poderá gerenciar toda a paróquia em um só lugar.

Quero conhecer

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.