close

Mas o que seria as vocações na igreja? São quantas celebrações? Parece difícil de entender, não é mesmo? Vamos explicar tudo para você!

Começaremos pela parte histórica:

A vocação é uma palavra derivada do Latim — vocare, que traduzida para o português significa “chamar”. Portanto, a vocação é um chamado que todo católico possui.

Em 1981, a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criou a celebração das vocações no Brasil, com o objetivo de conscientizar as comunidades da responsabilidade de compartilhar o processo vocacional nas igrejas. A maioria das paróquias possui uma pastoral das vocações, onde utilizam toda a criatividade para realizarem as animações neste período.Tudo pensado para cada fiel celebre sua vocação.

A própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial nos domingos tem o objetivo de fazer refletir sobre determinada vocação. A celebração do mês vocacional acontece da seguinte maneira:

1º domingo: vocação à vida sacerdotal

2º domingo: vocação à vida familiar

3º domingo: vocação à vida consagrada

4º domingo: vocação leigos e catequistas

 

1º domingo: vocação à vida sacerdotal

No primeiro domingo é celebrado a vocação à vida sacerdotal — a vocação dos padres. Os padres têm como missão, renunciar suas particularidades, incluindo o matrimônio para viver o seguimento de Cristo.

Para ser um sacerdote é necessário realizar a formação de no mínimo oito anos, integrando as graduações em teologia e filosofia, planejamento e muita disciplina. Durante esses longos períodos, os seminaristas vivem de doações das paróquias e das comunidades.

 Os padres atuam integrando o Reino do Céu aos fiéis. Na bíblia existem inúmeras referências ao sacerdócio. Os sacerdotes são representantes de Deus promovem a comunhão entre Deus e os homens por meio dos sacramentos, orientam e ajudam as comunidades em geral.

 

Coloque em prática:

Procure conversar e se aproximar mais do padre de sua comunidade. Marque uma hora e vá conversar com ele, os sacerdotes são os melhores conselheiros.

 

Conheça os diferentes sacerdotes:

Presbíteros diocesanos: estão fixos em uma determinada Diocese. Seu principal foco de trabalho está nas paróquias e na comunhão com o clero local. Orientados pelos bispos diocesanos, os presbíteros diocesanos podem possuir propriedades, salários e não precisam viver em comunidade.

Religiosos: podem ser Frei, Dom, Monge, Padres, São de determinada ordem, ou congregação e professam os votos de pobreza, obediência e castidade. Eles recebem orientações dos superiores das comunidades onde vivem, seja elas jesuítas, os salesianos, os franciscanos, beneditinos, agostinianas, redentoristas, entre outras.

Quer saber mais sobre as vocações? Na próxima matéria falaremos um pouco mais sobre a vocação a vida familiar. Não deixe de acomparnhar a nossa série.

Para conhecer mais o Sitema Catholic é só clicar aqui

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.