close

Durante toda a nossa série falamos da importância criatividade dentro das igrejas. Hoje vamos falar um pouco sobre comunicação e criatividade, ou melhor dizendo, Comunicação Criativa.

Você Bispo, Padre, Diácono, Fiel, Jovem está cansado de ouvir que você precisa estar atento a todos os meios de comunicação e suas atualizações...

Não queremos ser chatos, tão pouco repetitivos, mas se você não der  importância para a comunicação na sua igreja como ela merece, ainda mais neste novo tempo que estamos vivendo, sua paróquia ficará para trás.

Você sabe que a comunicação é muito abrangente e está ligada em todos os pontos de contato da sua igreja. E é por esta razão que a comunicação é um dos meios mais importantes para gerar conexão com seu público.

Aí deve estar se perguntando — Mas onde entra a criatividade nesta história?

Em tudo! Hoje, neste mundo contemporâneo, cada vez mais digital, se você não usar a comunicação de maneira mais criativa possível, você não vai conseguir cativar ninguém. Este não é o plano, não é mesmo? O papel da Igreja é fazer com que a Graça de Deus seja conhecido por todo mundo. E ela pode fazer de forma criativa!

Para ajudar nós trouxemos 4 dicas de Comunicação Criativa para usar na sua Paróquia/Pascom:

1 Não seja tão formal assim...

Dependendo d meio de comunicação que você estiver usando, você não precisa ser tão formal. Você já reparou que na hora de escrever um texto temos costume de usar muitos termos formais? E nas gravações de vídeos, então? Muitas vezes, falamos "engessados" iguais os textos que escrevemos: “Venho por meio deste vídeo te convidar para o grande evento da nossa paróquia...”

Precisamos entender a comunicação não precisa ser séria (Frisando mais uma vez que tudo depende do meio que você está).

Em tudo o que fizermos precisamos ser autênticos, e na comunicação não é diferente. Por que não escrever como você costuma falar com seus amigos e parentes. Mas sem vícios de linguagens e erros de português, combinado? As redes sociais é um bom exemplo para você começar a usar a essa primeira dica. Que tal experimentar?

2 Use o historytelling para criar conexão com seus fiéis... 

O historytelling é a arte de contar histórias. Siga o exemplo de Jesus, o maior contador de história do mundo. Uma maneira bem legal para usar a técnica do historytelling na sua paróquia e Pascom é adicionar personagens de quadrinhos, animes, games, entre outras formas para cativar o público mais jovem. Além de livros, eventos, séries...São infinitos temas e possibilidades que possa interessar o seu público.

3 Aplique gatilhos na sua comunicação...

Esteja sempre atento ao conteúdo que seus fiéis consomem. Se eles consomem conteúdos voltados para teologia e ensino, livros, adoração, etc. Use essas metodologias e desenvolva na comunicação na sua paróquia e na Pascom. Não se esqueça que os conteúdos precisam fazer sentido para todos e para aquele determinado momento.

4 Crie títulos impulsionadores

Seja no sermão da missa, na catequese, nos novos cursos de ensino teológicos, nas redes sociais ...Você pode ousar e abusar da criatividade quando o assunto é a criação de um título. Crie títulos que chame atenção, que gere impacto e que impulsione a leitura/interação do seu conteúdo.

 

Aqui no finalzinho da matéria temos uma notícia para você: Chegou ao fim a nossa Série Igrejas Criativas. Mas fique tranquilo que tem novidade vindo por aí!

Durante esse tempo, falamos como você aplicar a criatividade dentro da sua Igreja. Aí trouxemos algumas dicas de como usar a criatividade de forma prática e agora para finalizar trouxemos quatro dicas de comunicação criativa para usar na sua Paróquia/Pascom.

Nós do Prover esperamos que tenha sido uma experiência de muito aprendizado e de muita criatividade envolvida.

Nosso intuito foi mostrar de forma mais prática possível que sua Paróquia pode usar e ousar da Criatividade, Inovação e Comunicação em tudo o que fizer. Afinal, a Igreja é Viva, Criativa, Inovadora e ela Comunica dia após dia a Graça de Deus.

Nosso propósito é para trazer tudo o que uma Igreja precisa em Gestão, Inovação, Soluções Digitais e muita facilidade.

O que sua Paróquia precisa hoje? Clique aqui e conheça tudo o que nós podemos oferecer.

 

 

 

 

 

 

 

Receba artigos e materiais gratuitos

Cadastre seu e-mail e receba dicas e artigos para te ajudar a gerenciar seu ministério de forma simples e 100% online.